Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
APROVADO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA DA COMISSÃO DE CULTURA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS, PIRANGUINHO DEVE RECEBER TÍTULO DE CAPITAL NACIONAL DO PÉ DE MOLEQUE
A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados promoveu uma audiência pública sobre a concessão do título de Capital Nacional do Pé de Moleque ao município de Piranguinho, na última terça-feira (26).
Segundo a Comissão, o debate atende a pedido do deputado Douglas Viegas (União-SP), que é relator do Projeto de Lei 2362/22, que concede esse título.
“A história do pé de moleque na cidade de Piranguinho demonstra que o doce alcançou um status de símbolo de identidade local”, argumenta o deputado Douglas Viegas.
A prefeita do município, Helena Maria, esteve em Brasília no dia 14 de novembro para se reunir com deputados com o objetivo de reforçar o pedido da obtenção do título de “Capital Nacional do Pé de Moleque” para o município mineiro.
Acompanhada por secretários municipais, a prefeita entregou a documentação necessária para o reconhecimento oficial da cidade, famosa pela produção artesanal do doce.
Durante a visita, a comitiva foi recebida pelos deputados federais Rafael Simões e Douglas Viegas, relator do processo no Congresso Nacional, além do suplente de deputado Ulisses Guimarães.
Em entrevista ao “MantCast” a prefeita de Piranguinho falou sobre todo o processo que busca a obtenção do título de “Capital Nacional do Pé de Moleque”.
Assista a entrevista completa:
O projeto que foi aprovado em audiência pública na última terça-feira, dia 26 de novembro, agora segue para análise do Senado, e posteriormente para sanção presidencial.
Após aprovação, Piranguinho será oficialmente reconhecida como a Capital Nacional do Pé de Moleque, destacando-se no cenário cultural e gastronômico do país.
Tradição do Pé de Moleque em Piranguinho
Com décadas de tradição, a produção do pé de moleque em Piranguinho é realizada de forma artesanal, seguindo receitas familiares. Feito à base de amendoim e rapadura, o doce se tornou uma marca registrada da cidade, atraindo visitantes e movimentando a economia local em feiras e festivais dedicados ao produto.
Piranguinho já possui o título de Capital Nacional do Pé de Moleque a nível municipal e estadual.
Mais informações acesse:
Audiência Pública da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados
MantNews
Da redação, Weber Gomes.