Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
MINAS GERAIS REGISTRA MENOR TAXA DE DESEMPREGO DA SÉRIE HISTÓRICA, CONFORME DADOS DO IBGE
A taxa de desemprego em Minas Gerais atingiu 5% no terceiro trimestre de 2024, o menor índice já registrado desde o início da série histórica do IBGE, em 2012.
De acordo com a SEDESE – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, o resultado reflete a criação de mais de 200 mil postos de trabalho no estado neste ano e consolida Minas como referência na recuperação do mercado de trabalho, superando os índices nacionais.
Conforme dados da Pnad Contínua, o estado registrou 575 mil pessoas desocupadas no período, uma redução de 6% em relação ao trimestre anterior e quase 15% em comparação a 2023. No mesmo intervalo, 48 mil novas ocupações foram criadas, e o número de pessoas empregadas cresceu em 410 mil em relação ao ano anterior.
Desde 2019, Minas atraiu R$455 bilhões em investimentos privados, gerando mais de 227 mil empregos diretos e quase 217 mil indiretos. O Novo Caged aponta que o estado abriu 943 mil vagas de emprego com carteira assinada nos últimos cinco anos, sendo 207.363 apenas em 2024.
Segundo Ricardo Alves, secretário adjunto da Sedese, as políticas públicas implementadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento têm sido essenciais nesse avanço. A digitalização do SINE – Sistema Nacional de Emprego, com 132 unidades no estado, oferece diariamente mais de 17 mil vagas em diversos setores, enquanto o programa “Minas Forma” capacita trabalhadores em áreas estratégicas, ampliando as chances de inserção no mercado.
Ainda de acordo com a SEDESE, com uma taxa de desocupação abaixo da média nacional e resultados consistentes na geração de empregos, Minas Gerais reafirma sua posição de destaque no cenário econômico e como referência em empregabilidade no Brasil.
MantNews
Da redação, Weber Gomes