Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
SES-MG confirma 1ª morte por febre amarela em 2025 no estado; óbito foi registrado em Extrema
A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais confirmou a primeira morte por febre amarela em 2025, ocorrida em Extrema (MG).
De acordo com a Prefeitura de Extrema, a vítima é um jovem de 21 anos, residente de Bragança Paulista (SP), que faleceu em 18 de janeiro de 2025. Ele trabalhava na região Sul de Minas.
A SES-MG afirmou que, embora o caso tenha sido registrado em Extrema, está em investigação o “Local Provável de Infecção (LPI)”. Segundo a prefeitura, o jovem havia desfrutado de um período de lazer em Joanópolis (SP) no final do ano anterior. A Secretaria de Saúde local informou que não há outros relatos de febre amarela em humanos na cidade.
Neste ano, a SES-MG também confirmou um caso de febre amarela em primatas não humanos (PNH) em Toledo (MG) e que a morte mencionada ocorreu em Extrema.
Em 2024, foram registrados sete casos de febre amarela em primatas não humanos, sendo dois em Bueno Brandão, um em Santa Rita de Caldas, um em Extrema, um em Belo Horizonte e dois em Ipuiúna.
Ainda no ano passado, a Secretaria Estadual de Saúde confirmou dois casos em humanos: um em Monte Sião, que resultou em óbito, e outro em Camanducaia, cujo Local Provável de Infecção está em investigação.
MantNews
Da redação, Weber Gomes.